5 dicas que vão fazer a diferença na decoração da sua casa
Alcançarmos a decoração de interiores dos nossos sonhos nem sempre é fácil: ou porque não há orçamento, ou porque não há ideias, ou porque não há um consenso, ou por outro motivo qualquer que lhe diga respeito… Mas com estas cinco ideias que aqui reunimos certamente irá mudar a forma como olha para a sua casa e como a decora. Pelo menos, é esse o nosso objetivo com este artigo.
Por vezes achamos que é preciso um orçamento generoso e grandes alterações para dar um novo ar à decoração, mas acredite que existem pequenas mudanças que pode (mais ou menos facilmente) executar e que irão dar um toque especial a qualquer divisão da casa.
Pendure prateleiras em sítios estratégicos
Aplicáveis a qualquer divisão, as prateleiras nas paredes são ótimas para colocar livros e/ou peças de decoração e, além disso, podem dar uma mãozinha na arrumação diária, se recorrer, por exemplo, a pequenas caixas que tanto servem para armazenar como para embelezar o espaço.
Arroje mais um pouco e adicione também prateleiras na sua cozinha, até porque são perfeitas para organizar especiarias que usa no dia a dia, além de utensílios que ficam bonitos pendurados em vez de guardados nas gavetas.
Invista num bom sofá
Uma sala bem decorada precisa de ter um belo sofá para complementar a decoração. Parte importante do ambiente, o sofá é – regra geral – a primeira peça a ser escolhida para dar continuidade no restante.
Algumas salas não oferecem tanto espaço para a colocação de um conjunto com dois e três lugares, por isso, a ideia é optar por outras alternativas que acomodem bem e confortavelmente quem lá vive, além das visitas, e uma dessas escolhas tem sido o sofá de canto. Claro que aqui deve considerar o seu gosto pessoal e escolher o sofá que melhor condiz com as preferências dos donos da casa e tenha presente que na JOM encontra um sem fim de opções.
Uma dica: se tem a oportunidade de não colocar o sofá colado à parede, aproveite, porque desse modo está a ampliar visualmente o espaço, além de que está a permitir a circulação por trás desta peça de mobiliário de grande destaque.
Além do sofá, não menospreze o poder das almofadas, que criam conforto e deixam o ambiente mais composto. Ao escolher as almofadas para o seu sofá, pense se o material combina com a textura do sofá e considere também as dimensões das almofadas, porque para sofás pequenos são mais adequadas as almofadas menores, enquanto que para um sofá grande pode combinar diferentes almofadas volumosas.
Capriche nos candeeiros
Sejam eles de pé, de encastre, de teto, ou de mesa, é certo que hoje em dia são várias as opções que apostam na estilização e acabam por dar um toque decorativo diferente. Portanto, não tem como não caprichar na escolha dos candeeiros lá para casa, até porque não têm de ser todos iguais.
Na JOM gostamos de estar atentos às tendências e, sempre que possível, juntamos novas opções à nossa família de candeeiros para que chegue até si o melhor da iluminação. Não acredita? Então descubra aqui.
Decore uma parede com imagens simbólicas
De certeza que tem lá para casa um sem fim de fotografias, sejam elas pessoais ou de paisagens ou de outro motivo qualquer, que lhe dizem muito, mas que nunca teve grande finalidade ao longo dos anos. Aqui está a oportunidade ideal de as expor de uma forma bonita, útil e significativa.
Pode optar por molduras homogéneas se não quiser comprometer demasiado a decoração que já tem na divisão que escolheu, ou pode arrojar e fazer uma mistura de diferentes tamanhos e cores de molduras. De seguida, numa porção de parede, aloque-as de modo que lhe faça sentido e que entenda que é esteticamente apelativo e vai ter uma parede forrada de memórias felizes.
Para os amantes de viagens, pode antes decidir-se por um mapa-mundo conjugado com fotografias de viagem. Dessa forma, pode até marcar os países/cidades que já visitou.
Pinte as molduras das portas e/ou os rodapés lá de casa
Claro está que a pintura das paredes é uma decisão que nos parece óbvia quando se pretende dar um novo ar à casa, mas dependendo da casa onde vive, cada uma das opções acima mencionadas é igualmente válida e, claramente, pintar espaços interiores é uma das ideias mais acessíveis, fáceis e rápidas de concretizar, sendo que, no final, consegue um refresh total.
Experimente, por exemplo, pintar as paredes de branco e as molduras/rodapés com um tom pastel, que facilmente traz harmonia ao espaço, conferindo uma sensação de maior amplitude. Antes de aplicar qualquer tinta não se esqueça de primeiramente visualizar a mudança para perceber se se identifica com ela.
Descubra ainda como escolher o papel de parede ideal para a sua casa, aqui. Este e outros artigos repletos de inspiração, truques e dicas em blog.jom.pt.